Autor: Sávio Bittencourt
Editora: Juruá
O livro Apadrinhamento Civil – Análise à Luz do Ordenamento Jurídico Português, de Sávio Bittencourt, publicado pela Juruá Editorial, faz uma análise do seu objeto de estudo com ênfase nos aspectos jurídicos. Embora seja um trabalho dirigido a especialistas de direito, é de fácil entendimento, podendo ser útil aos demais interessados no tema adoção.
Após dez anos da criação do apadrinhamento civil no regime jurídico português, o autor constata, diante do quadro apresentado, que já há elementos para análise de sua efetividade, da eficácia social do instituto e de sua aceitação e popularização na sociedade portuguesa.
Antes de entrar no assunto apadrinhamento civil, ele discorre sobre os direitos fundamentais de crianças e jovens, entre eles o direito à convivência familiar e comunitária e, também, sobre as responsabilidades parentais (manutenção e educação dos filhos), sempre no interesse superior da criança, com as condições essenciais à sua sadia qualidade de vida e boa formação psicossocial.
Alguns trechos, destacados a seguir, resumem bem os pontos principais do livro:
A criação:
“…O instituto do apadrinhamento civil tem despertado o interesse de juristas portugueses desde seu surgimento. Com a adição da lei 103/2009, de 11/09, em primeiro lugar pela natural necessidade de compreensão e desvelamento de uma nova forma de se acolher crianças e jovens, com suas consequências no âmbito do direito e, em segundo lugar, por força de uma análise de abrangência social do referido instituto, considerando sua aplicabilidade concreta…”
A quem se destina:
“…Criado como uma forma de acolhimento de criança e jovens por pessoas que não sejam seus pais biológicos, o apadrinhamento civil aparece no âmbito jurídico português como alternativa à permanência desses menores na instituição. Destina-se a crianças sem chance de reintegração familiar ou possibilidade de adoção…”
Pretensões:
“…O que se pretende com a difusão do apadrinhamento civil é acentuar a política pública concebida para diminuir a institucionalização de crianças em Portugal…”
Diferença entre adoção e apadrinhamento:
“…Ao contrário da adoção, que lega ao adotado o estatuto de filho para todos os fins de direito ao estabelecer um vínculo eterno, o apadrinhamento erige-se com base na expectativa de ser uma relação permanente, mas que pode eventualmente não o ser. O afilhado não assume o estatuto jurídico de fiho, nem recebe os apelidos (sobrenome) do padrinho…”
Eventuais prejuízos advindos com a criação do apadrinhamento:
“…A vinda do apadrinhamento ao mundo jurídico poderia colidir na prática com o instituto da adoção, não por eventual conflito de normas ou de superposição jurídica de patamares de importância, mas por suposto efeito retardante da adotabilidade e pela perda do perfil desejado pelos pretendes à adoção…”
Exigências:
“…Para que se candidatem ao apadrinhamento civil os interessados precisam ser avaliados do mesmo modo que os pretendentes a pais adotivos são avaliados…”
Sávio Bittencourt, Procurador da Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro e doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade do Minho conclui que, decorridos mais de dez anos de sua criação, o instituto do apadrinhamento não cumpriu a expectativa inicial em suprir a lacuna deixada pelo sistema adotivo e, do jeito que está a vigorar atualmente, tenha, um dia, a capacidade ser eficaz:
“O valor da criança no apadrinhamento foi ofuscado pela busca de proteção dos adultos, nomeadamente, os seus progenitores, cujas responsabilidades são abrandadas (e quase anuladas por completo) e os direitos mantidos de maneira a torná-los os maiores beneficiários das regras instituídas.”
Autor da resenha: Welington Liberato dos Santos
Onde encontrar o livro: https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=28762
* As resenhas constantes neste site foram elaboradas por pais adotantes ou pretendentes a adoção participantes do GAASO, obtidas de outros sites e blogs ou obtidas diretamente dos veículos ou produtoras dos filmes e programas de TV ou Editoras aqui mencionados. As informações e opiniões publicadas nesta resenha não necessariamente refletem a opinião oficial do GAASO.
Outros livros sobre adoção:
Eduque com Carinho – Equilíbrio entre amor e limites
Autora: Lidia Weber Editora: Juruá Como preparar seu filho para a vida adulta? Como educá-lo para que ele seja uma pessoa responsável, equilibrada, sensível, agradável, bem resolvida, disciplinada, amável? O que terei que fazer para alcançar tal objetivo? Que decisões...
Adoção e Seus Desafios
Autores: Hália Pauliv de Souza e Renata Pauliv de Souza Casanova Editora: Juruá As autoras, ambas atuantes no Grupo de Apoio Adoção Consciente (GAACO), dissecam as etapas que o enfrentamento da adoção nos impõe, da decisão de nos tornarmos mãe (ou pai) de uma vida...
Qual família se parece com a sua?
Editora: Usborne Livros Infantis Como deve ser uma família? Qual a função da família e o que elas fazem? Muitas perguntas e respostas neste livro que celebra a diversidade familiar. Sinopse do livro originalmente publicada em:...
Uma família é uma família é uma família
Autora: Sara O’Leary Editora: Brinque Book “Todas as famílias têm algo em comum, mesmo as mais diferentes." O que constitui uma família? Há um jeito certo? Uma quantidade exata de pessoas? Uma fórmula ideal? De forma afetuosa e bem-humorada, este livro faz uma...
Somos uma Família (Patricia Hegarty e Ryan Wheatcroft)
Autores: Patricia Hegarty e Ryan Wheatcroft Editora: Tiger Tales Família vês em todas as formas e tamanhos e possuem origens e costumes diferentes. Elas falam, se alimentam e vivem de forma distinta e com este livro as crianças poderão descobrir essas diferenças....
Construindo vínculo entre pais e filhos adotivos (Maria Salete Abrão
Autora: Maria Salete Abrão Editora: Primavera PSI Dedicado ao estudo da filiação por adoção e à análise das peculiaridades psíquicas envolvendo os dois principais elos desse processo – filhos adotivos e pais que adotam –, a obra lança mão da experiência clínica da...
Por um simples pedaço de cerâmica (Linda Sue Park)
Autora: Linda Sue Park Editora: Martins Fontes Esse livro é a história de um órfão adotado por um morador de rua. Precisa de mais do que isso para emocionar? Não. Mas tem. Tem lições de vida, tem a força da arte transformando a existência de um menino e de um velho,...
GAASO - Grupo de Apoio à Adoção de Sorocaba Votorantim e região
REUNIÕES MENSAIS
Reuniões mensais para preparação de pretendentes: Acontecem de forma híbrida, conforme consta em nosso calendário.
REUNIÕES DE ACOLHIMENTO
Reunião de acolhimento para novos pretendentes: Acontecem todos os meses de forma virtual, conforme consta em nosso calendário.
VEJA NO LINK ABAIXO O CALENDÁRIO DE REUNIÕES DE ACOLHIMENTO E ENCONTROS ONLINE:
https://gaaso.ong.br/calendario-de-reunioes/
https://beacons.ai/gaaso
Nos acompanhe em nossos canais virtuais:
Instagram: @gaaso_sorocaba
Facebook: @GrupodeApoioAdocaoSorocaba
Email: contato@gaaso.ong.br
Whatsapp (novo número): (15) 99244-0590
0 comentários